segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Recursos Tecnológicos da Escola

As escolas estaduais, atualmente vem se preocupando bastante em equipar seus espaços com recursos tecnológicos. No entanto, nem todas conseguem facilmente. A nossa escola, é muito desprovida desses recursos. Por exemplo, lá não  existe telefone fixo e nem um celular para contatos.
                Atualmente, dispomos dos seguintes recursos:
- Aparelho de rádio CD;
- Televisão e DVD;
- Data Show;
-Caixa de som com amplificador;
-Máquina fotográfica;
- Sala de informática com computadores, impressora e Internet;
-Fotocopiadora.





O professor e a sala de aula

Saber que devo respeito à autonomia e à identidade do educando exige de mim uma prática em tudo coerente com este saber.
                                                                                                                                                              Paulo Freire



A sala de aula é um espaço pedagógico onde acontecem as interações sociais favoráveis à construção do conhecimento e à troca de experiências, informações, idéias e opiniões que contribuem para o crescimento educacional do indivíduo. Nela, o trabalho pedagógico do professor deve propiciar trocas de informações, criando situações que favoreçam o desenvolvimento da sociabilidade, da cooperação e do respeito mútuo entre os alunos, garantindo então, aprendizagens significativas.
Na sala de aula, a função do docente é promover a aprendizagem dos alunos, reconhecendo a importância de envolvê-los; mobilizar seus processos de pensamentos; explorar todas as dimensões e oportunidades de aprendizagem; fazer e refazer percursos; criar e renovar procedimentos, visando sempre seus alunos.
O trabalho do professor em sala de aula, seu relacionamento com os alunos é expresso pela relação que ele tem com a sociedade e com cultura. O modo de agir do professor em sala de aula, mais do que suas características de personalidade que colabora para uma adequada aprendizagem dos alunos; fundamenta-se numa determinada concepção do papel do professor, que por sua vez reflete valores e padrões da sociedade.
É necessário o professor saber organizar o espaço de sala de aula para que esta se torne um ambiente mágico, vivo e dinâmico, pois diferentes atividades requerem diferentes necessidades e diferentes arrumações. Podemos desenvolver o trabalho pedagógico em diferentes espaços, a saber: pátio, jardim, quadra, laboratório, sítio, terreno e outros lugares.
Sendo o professor o mediador do processo ensino-aprendizagem na sala de aula, este, deve conhecer os conteúdos a serem ensinados, conhecer e questionar a realidade, adquirir permanentemente conhecimentos teóricos sobre aprendizagem, refletir criticamente sua ação pedagógica,saber dirigir o trabalho dos alunos, usar a pesquisa e as novas tecnologias e saber avaliar.
No cotidiano da sala de aula, a convivência entre professor e aluno deve passar por vínculos afetivos. A afetividade é o motor propulsor do ato educativo, implicando por ambas as partes, atenção, sensibilidade, acolhimento e cordialidade. Estes são valores fundamentais para formarmos cidadãos felizes e uma sociedade mais justa.

Conforme a citação da colega Leonalda, estamos na era da tecnologia onde as informações chegam com rapidez abrangendo muitos dados, colocando aos profissionais da educação desafios, provocando mudanças no seu modo de pensar e agir. É preciso buscar as informações em diferentes fontes e, sobretudo, saber transformá-las em conhecimento. O sistema educacional visa formar alunos para uma cidadania responsável e para que sejam contnuos aprendizes, que tenham autonomia na seleção, na produção de conhecimento para resolver problemas da vida e do trabalho e que saibam, também, aprender a aprender ao longo da vida. Para tanto é preciso utilizar novas formas de letramento e alfabetização próprias da cibercultura, além das formas já utilizadas.