domingo, 25 de setembro de 2011

Conceito de Currículo e o processo de integração de tecnologias de currículo

Conceito de Currículo e o processo de integração de tecnologias de currículo
A elaboração de um currículo depende diretamente da concepção de conhecimento, ensino e aprendizagem que se tem. O desenvolvimento do currículo vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem diretamente no sistema educacional.
Currículo é o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados na escola. César Coll resume o conceito de currículo como “um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagem não só no que concerne à seleção de metas e conteúdos, mas também na maneira de planejar as atividades” e não apenas uma lista de disciplinas e conteúdos, acrescenta que o documento precisa ser revisto permanentemente para acompanhar os anseios da sociedade em relação à educação das crianças. (Revista Nova Escola, ed. 209, 2008, p.32).
O currículo reflete todas as experiências do conhecimento proporcionadas aos alunos. São inegáveis as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo e tem sido um grande desafio para os professores.  Podemos incluir o uso das tecnologias e informação aos projetos pedagógicos, tornando o currículo formal muito mais significativo, real e menos imposto.
Quando o professor tem objetivos claros, conhece as novas tecnologias e consegue integrar ao seu projeto curricular, oportunizará aos seus alunos uma aprendizagem ativa com novas e múltiplas linguagens.
Os sistemas tecnológicos fazem parte do mundo produtivo e da prática social de todos os cidadãos, interligando o conhecimento, a ciência e a tecnologia. A integração dessas tecnologias de informação e comunicação com o uso da internet e web permitem agregar as novas práticas pedagógicas e ampliar as situações de aprendizagem.
Elaborar e desenvolver projetos, além de tornar a aprendizagem mais real e significativa podem transformar uma situação problemática em uma situação desejada. Essa é a melhor forma de integrar as tecnologias ao desenvolvimento do currículo. Cada vez mais, a mídia vai fazer parte do ambiente escolar, potencializando o ato de ensinar e aprender.
Navegando na internet, web, Google, etc., estamos conectados com o mundo todo, adquirindo novos conhecimentos, novas culturas e de certa forma, estamos inserindo o currículo formal. As tecnologias dão suporte ao currículo formal.
É preciso haver um planejamento eficaz e fundamentado nas bases curriculares, com a utilização de mídias educacionais, de forma que possa interagir positivamente no processo de aprendizagem. Sendo assim, as tecnologias servirão de base para inovar a prática pedagógica adaptada ao currículo formal, criando novas alternativas para desenvolver os conceitos, procedimentos e atitudes elaborados no plano de estudo da turma em que está sendo trabalhado.

                                                                                     Nirvana Luzia Lenz

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Contextualizando mudanças: da teoria à prática

Contextualizando mudanças: da teoria a prática

Atividade 3.1

Estratégias com o uso da Tecnologia:

- Questionamento inicial sobre o que os alunos já sabem sobre o assunto em questão e o que é necessário desenvolver e ou aprofundar;
-Encaminhar os alunos para o laboratório de informática onde poderão pesquisar no Google um tema determinado e após a pesquisa poderão expressar suas opiniões em uma mesa de debates;
- Oferecer software com jogos educativos nas diferentes áreas educativas; 
- Apresentação e ou montagem de vídeos que envolvam os conteúdos em estudo;
-Trabalho em duplas com buscas a partir de sites educativos;
-Apresentação de músicas, fotos e filmes que circulam nas várias esferas da sociedade;
- Utilizar hipertextos para que possam ampliar, relacionar, argumentar e sintetizar novas formas de conhecimento;
-Produção textual: “O que aprendi “a partir de uma pesquisa na internet.
-Utilização do software Hagaquê, nas aula de língua portuguesa, história, ciências, etc.Neste programa poderão criar “tirinhas” e ou “histórias em quadrinhos” que estimulam a criação e o desenvolvimento.