domingo, 25 de setembro de 2011

Conceito de Currículo e o processo de integração de tecnologias de currículo

Conceito de Currículo e o processo de integração de tecnologias de currículo
A elaboração de um currículo depende diretamente da concepção de conhecimento, ensino e aprendizagem que se tem. O desenvolvimento do currículo vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem diretamente no sistema educacional.
Currículo é o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados na escola. César Coll resume o conceito de currículo como “um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagem não só no que concerne à seleção de metas e conteúdos, mas também na maneira de planejar as atividades” e não apenas uma lista de disciplinas e conteúdos, acrescenta que o documento precisa ser revisto permanentemente para acompanhar os anseios da sociedade em relação à educação das crianças. (Revista Nova Escola, ed. 209, 2008, p.32).
O currículo reflete todas as experiências do conhecimento proporcionadas aos alunos. São inegáveis as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo e tem sido um grande desafio para os professores.  Podemos incluir o uso das tecnologias e informação aos projetos pedagógicos, tornando o currículo formal muito mais significativo, real e menos imposto.
Quando o professor tem objetivos claros, conhece as novas tecnologias e consegue integrar ao seu projeto curricular, oportunizará aos seus alunos uma aprendizagem ativa com novas e múltiplas linguagens.
Os sistemas tecnológicos fazem parte do mundo produtivo e da prática social de todos os cidadãos, interligando o conhecimento, a ciência e a tecnologia. A integração dessas tecnologias de informação e comunicação com o uso da internet e web permitem agregar as novas práticas pedagógicas e ampliar as situações de aprendizagem.
Elaborar e desenvolver projetos, além de tornar a aprendizagem mais real e significativa podem transformar uma situação problemática em uma situação desejada. Essa é a melhor forma de integrar as tecnologias ao desenvolvimento do currículo. Cada vez mais, a mídia vai fazer parte do ambiente escolar, potencializando o ato de ensinar e aprender.
Navegando na internet, web, Google, etc., estamos conectados com o mundo todo, adquirindo novos conhecimentos, novas culturas e de certa forma, estamos inserindo o currículo formal. As tecnologias dão suporte ao currículo formal.
É preciso haver um planejamento eficaz e fundamentado nas bases curriculares, com a utilização de mídias educacionais, de forma que possa interagir positivamente no processo de aprendizagem. Sendo assim, as tecnologias servirão de base para inovar a prática pedagógica adaptada ao currículo formal, criando novas alternativas para desenvolver os conceitos, procedimentos e atitudes elaborados no plano de estudo da turma em que está sendo trabalhado.

                                                                                     Nirvana Luzia Lenz

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Contextualizando mudanças: da teoria à prática

Contextualizando mudanças: da teoria a prática

Atividade 3.1

Estratégias com o uso da Tecnologia:

- Questionamento inicial sobre o que os alunos já sabem sobre o assunto em questão e o que é necessário desenvolver e ou aprofundar;
-Encaminhar os alunos para o laboratório de informática onde poderão pesquisar no Google um tema determinado e após a pesquisa poderão expressar suas opiniões em uma mesa de debates;
- Oferecer software com jogos educativos nas diferentes áreas educativas; 
- Apresentação e ou montagem de vídeos que envolvam os conteúdos em estudo;
-Trabalho em duplas com buscas a partir de sites educativos;
-Apresentação de músicas, fotos e filmes que circulam nas várias esferas da sociedade;
- Utilizar hipertextos para que possam ampliar, relacionar, argumentar e sintetizar novas formas de conhecimento;
-Produção textual: “O que aprendi “a partir de uma pesquisa na internet.
-Utilização do software Hagaquê, nas aula de língua portuguesa, história, ciências, etc.Neste programa poderão criar “tirinhas” e ou “histórias em quadrinhos” que estimulam a criação e o desenvolvimento.



quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Num mundo wiki, uma escola idem -Comentários sobre o texto

Num mundo wiki, uma escola idem
A Wikipédia é uma experiência colaborativa radical. É uma enciclopédia mundial em que qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo como modificar, acrescentar, retirar e ou ligar outros documentos, reformatando, corrigindo e traduzindo seus verbetes.Qualquer um tem propriedade para escrever sobre algo.
O wiki é uma inovação, um modelo de ferramenta desenvolvida pelas comunidades de software livre para a documentação de programas de criação de apostilas.
O wiki organiza e mantém a qualidade do conteúdo mesmo sendo composto por materiais dispersos, produzidos por pessoas com interesses comuns, mas sem qualquer organização prévia ou controle contínuo dos membros. O interesse inerente preserva o conhecimento que os une e lhes dá identidade suficiente para garantir a produção, manutenção e atualização do material.

Fonte: Texto de Jaime Balbino

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Um passeio no bairro da escola Benno Breunig

Atividade 2.7 Atividade Prática Pedagógica

Atividade: Um passeio no bairro da escola Benno Breunig
Turma: 3º ano
Ano: 2010
A atividade além de contemplar o conteúdo de geografia do 3º ano, foi bastante envolvente.
A proposta inicial foi de conhecer o bairro Diettrich e fotografar alguns lugares interessantes que identificavam o bairro.  Deveriam fotografar aspectos positivos e negativos do bairro.
A máquina fotográfica foi muito disputada, pois todos tinham sempre um lugar interessante para registrar. Muitos queriam registrar a sua rua ou casa onde moram.
Inicialmente, tiveram dificuldades de lidar com a máquina fotográfica, mas aos poucos foram se inteirando com a máquina e até focando muito bem o que pretendiam fotografar.
A atividade foi muito empolgante e prazerosa, mas ficou só nos registros e trabalho de sala de aula.
A professora não tinha conhecimentos tecnológicos para lidar com essas mídias. Mas, agora em diante, com certeza, poderei incrementar muito mais o meu trabalho pedagógico, me utilizando desses recursos tecnológicos.



sábado, 23 de julho de 2011

Blogs, um recurso também educacional

Atividade 2.8 Blogs

Blogs, um recurso também educacional

O BLOG é um ambiente digital que pode ser usado na área educacional, oportunizando novas práticas e possibilidades.
Segundo o texto “Blogs”, pg.113,” ... a criação de Blogs na escola,  permite o aluno publicar sua produção, tendo um valor social, uma vez que outras pessoas podem visitar”.
Os alunos podem com o uso do blog, debater com os visitantes de seu blog sobre o que puseram lá, interagir com eles a partir dos comentários feitos. Prática totalmente diferente de tudo o que conhecíamos nas nossas escolas até alguns anos atrás.
O professor também tem outra postura, porque ele aprende ainda mais com os alunos.
Além do tema inicial, os alunos deverão pensar, planejar e fazer escolhas sobre aspectos estéticos e de comunicação de seu blog, verificar de que forma é mais atraente e mais convidativo à participação dos visitantes. Os alunos deverão tomar decisões sobre a linguagem que usarão para melhor representá-lo.
Porém, por ser muito recente, o uso do blog como ferramenta de aprendizagem, ainda não existe um parâmetro que sirva de referência.
Segundo, Edilvanaia Bernadino, se o texto escolar for publicado, exigirá formalidade; deve portanto, seguir os padrões da norma culta.

Fonte: Guia do cursista-Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC –pg.113-120

Nirvana Luzia Lenz